quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Entrevista : Cleo Fante para colegio CIMAN

Em entrevista para o Caderno CIMAN, Cleo Fante traça um perfil comportamental dos personagens envolvidos no Fenômeno Bullying.

Caderno CIMAN O que significa o termo Bullying?
Cleo Fante
O termo Bullying é utilizado na literatura
psicológica anglo-saxônica para designar um conjunto
de comportamentos agressivos, repetitivos e
intencionais, adotado por um ou mais indivíduos
contra outras pessoas. Não existe uma motivação
evidente para esse comportamento, que causa dor,
angústia e sofrimento às vítimas.

Como distinguir uma brincadeira inofensiva de
outra que possa provocar traumas, considerando as
reações adversas das pessoas?
Cleo Fante
As brincadeiras são feitas de maneira natural entre os
alunos. Porém, quando elas ganham um toque de
maldade e extrapolam os limites suportáveis
que variam de acordo com a história intrapsíquica
de cada indivíduo __ a vítima tende ao
retraimento, ao rebaixamento da auto-estima, ao
isolamento e à desmotivação para os estudos.

Quem é o alvo predileto do agressor? Existe
uma faixa etária em que esses casos sejam
mais comuns?
Cleo Fante
Geralmente o alvo são aqueles com diferenças no
aspecto físico, psicológico ou intelectual; os
tímidos, retraídos, passivos, submissos, ansiosos,
temerosos, com dificuldades de defesa, de
expressão e de relacionamento. Ou quem é
gordo, baixo, magro, alto demais ou tem nariz e
orelhas grandes, tipo e cor de cabelos diferentes. O
comportamento Bullying pode ser identificado em
qualquer faixa etária e nível de escolaridade. Entre
crianças de 3 e 4 anos, já podemos perceber o
comportamento abusivo, manipulador, dominador
de uns e, por outro lado, passivo, submisso, indefeso
de outros. Porém, a maior incidência está entre os
alunos de 4ª a 8ª séries, período em que os papéis se
definem com maior clareza.

Quais são os efeitos do Bullying sobre o aluno
Cleo Fante
O aluno se isola dos demais e se sente impotente
ante os ataques, o que compromete a auto-estima e a
autoconfiança. Como conseqüência, tende a
apresentar tensão, irritação e agressividade e a fazer
uso de substâncias químicas. Apresenta sintomas
psicossomáticos diversificados, principalmente na
hora de ir para a escola __ como dor de cabeça e de
estômago, tontura, vômito, diarréia, sudorese,
taquicardia.

As crianças têm consciência de que estão sendo
agressivas?
Cleo Fante
Muitas crianças agem inconscientemente,
reproduzindo contra os outros os maus-tratos
sofridos em decorrência do modelo educativo
predominante na primeira infância. Por outro lado,
elas não têm maturidade para avaliar todas as
conseqüências dos seus atos e podem agir com
requintes de crueldade. O que considero relevante é
o fato de que a maioria dos alunos, os chamados
espectadores __ aqueles que não sofrem nem
praticam Bullying __ não faz nada para defender os
colegas que são vítimas. Muitos dão risada,
incentivam e valorizam os agressores, aumentando
ainda mais sua popularidade.

O que leva uma pessoa a ter atitudes Bullying?
Cleo Fante
As causas são inúmeras: carência afetiva, ausência
de limites, exposição repetitiva a cenas de violência,
modelo de afirmação dos pais sobre os filhos por
m a u s - t r a t o s e e x p l o s õ e s e m o c i o n a i s ,
permissividade, ausência de modelos educativos
baseados em valores humanistas capazes de
orientar a vida para uma convivência de paz,
solidariedade, respeito, tolerância, amizade e
cooperação.

Como identificar uma criança ou adolescente que
está sendo vítima de um agressor Bullying?
CleoFante
Os primeiros sinais são o isolamento ou a exclusão do
grupo; a queda da auto-estima e do rendimento
escolar; o desinteresse pela escola e pelas aulas.
Quando os ataques não são abertos, ou seja, se
utilizam da linguagem corporal, expressões faciais,
gestos, risadas ou olhares, é ainda mais difícil a
identificação. Geralmente, a vítima se cala com medo
de represálias ou vergonha de expor seus
sentimentos. Muitas crianças preferem apanhar todos
os dias a tocar no assunto e admitir que precisam de
ajuda.

Como o educador pode atuar quando identifica
esse tipo de comportamento?
Cleo Fante
Em primeiro lugar, certificando-se de que o caso
obedece aos critérios estabelecidos para a
identificação de Bullying. Há uma tendência a
generalizar ou banalizar o tema, atribuindo ao Bullying
qualquer atitude negativa. Em caso afirmativo, ele
deve verificar as conseqüências para a vítima. O ideal é
que se converse individualmente, ouvindo cada uma
das partes envolvidas, para buscar soluções.

Como envolver a família nesse processo?
Cleo Fante
A família deve ser preparada para observar o
comportamento da criança e manifestar qualquer
sinal de alteração. A troca de informações entre família
e escola é indispensável para a identificação e a
interrupção desse comportamento. Devemos oferecer
à criança um ambiente saudável, para que ela fale de
suas experiências dentro e fora da escola, seus
relacionamentos, sentimentos e emoções, sem
críticas, comparações e estímulos ao revide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário